Este será um espaço para troca de experiências de aulas. Você poderá divulgar a metodologia utilizada em sua aula, assim como, seus planos de aula.
Desenvolvimento Motor
Os
alunos da atividade acadêmica de Desenvolvimento Motor da Unisinos
tiveram como desafio desenvolverem algumas brincadeiras com crianças. As atividades foram desenvolvidas visando trabalhar alguns
elementos percepto motores e capacidades físicas.
Segue
abaixo os links dos vídeos de cada aula.
Brincadeiras desenvolvidas com crianças de 3 a 6 anos de idade:
Atividade
Direcionalidade e Lateralidade (Clique aqui)Brincadeiras desenvolvidas com crianças de 3 a 6 anos de idade:
Atividade
Lateralidade e Coordenação Visomotora (Clique aqui)
Atividade
Coordenação Visomotora e Coordenação Audiomotora (Clique aqui)
Atividade
Coordenação Audiomotora e Coordenação Cinestésicomotora (Clique aqui)
Atividade
Coordenação Cinestésicomotora e Equilíbrio (Clique aqui)
Equilíbrio
e Direcionalidade (Clique aqui)
Atividade Força e Flexibilidade (Clique aqui)
Atividade
Flexibilidade e Coordenação (Clique aqui)
Atividade
Coordenação e Agilidade (Clique aqui)
Atividade Resistência
e Força (Clique aqui) Brincadeiras desenvolvidas com crianças de 11 a 14 anos de idade:
Atividade Flexibilidade e Resistência Muscular Localizada (RML) (Clique aqui)
Atividade Flexibilidade e Resistência Aeróbia (Clique aqui)
Atividade Resistência Aeróbia e Força (Clique aqui)
Atividade Força e Potência (Clique aqui)
Atividade Potência e Coordenação (Clique aqui)
Relações Etnicorraciais
Segundo
a Lei n o
10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino
a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e
dá outras providências.
Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e
particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro
Brasileira. O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e
dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o
negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo
negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil.
Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados
no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação
Artística e de Literatura e História Brasileira. Além disso, o calendário
escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
(BRASIL, 2003).
Sendo
assim, o professor da disciplina de Educação
das Relações Etnicorraciais e Culturais na Escola de Educação Básica da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Ednaldo Pereira Filho, propôs para as suas aulas dinâmicas de oficinas onde os próprios alunos desenvolveram trabalhos relacionados as diversas dimensões culturais do Negro e Índio. Segue abaixo, os vídeos dessas aulas que aconteceram na Unisinos, em São Leopoldo/RS.
- Oficina Pedagógica: Boneca Abayomi (Clique aqui)
- Oficina Pedagógica: Descobrindo a África (Clique aqui)
- Oficina Pedagógica: E se fosse diferente (Clique aqui)
- Oficina Pedagógica: Descobrindo a África (Clique aqui)
- Oficina Pedagógica: E se fosse diferente (Clique aqui)
- Oficina Pedagógica: História única vs Várias Histórias (Clique aqui)
- Oficina Pedagógica: Questões Indígena (Clique aqui)
- Oficina Pedagógica: Questões Indígena (Clique aqui)
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